terça-feira, 8 de dezembro de 2015

TERAPIA ANIMAL

Terapia animal- Autoria : Miriam Zelikowski

Fatores emocionais podem gerar doenças físicas nos animais.

Vivemos ao lado dos animais, que sempre caminham lado a lado, no entanto, estes verdadeiros amigos esperam do seu estimado dono, um gesto de respeito, um sorriso, uma palavra um encontro de almas.

Apenas se satisfazem com um pequeno gesto, um carinho na cabeça ou um passeio na esquina, ou uma palavra. De afirmação que encanta o nosso amigo, pois assim se sente lembrado, se sente amado, se sente vivo.

O alimento para o físico é deveras importante, a água sacia sua sede, mas como ser vivo e repleto de emoções, não suporta que seu dono, seu herói de todas as horas, não lembre das suas necessidades do coração, isto é, conversar, perguntar, saber sua opinião sobre o sabor da nova ração ou de outro alimento saboroso e que às vezes sente falta e quer saborear, brincar com seus brinquedos prediletos e saber que ele e o dono são amigos, colegas, irmãos, uma família que um pode contar com a presença e o amor do outro.

Muitas vezes nosso amigo animal sofreu diversos males da vida, abandono de outro dono, agressividade por parte de outro animal ou de um ser humano sem escrúpulos, sentiu medo, sentiu dor, frio, preconceito por beleza, cor ou de pouco trato, enfim, sofreu dissabores que transformou em emoções negativas de pânico, agressividade, desconfiança, desânimo, depressão, insegurança que geram doenças físicas, desde doenças de pele, problemas digestivos, renais, respiratórios, dentários, até formações de tumores que demonstram uma profunda mágoa e dificuldade em lidar com a vida, com outros animais e com o dono.

O dono muitas vezes faz tudo o que pode para ver seu amigo feliz, mas muitas vezes o problema está nos traumas que o animal sofreu e ainda não superou.

A terapia animal é um conjunto de fatores emocionais que devem ser analisados em conjunto com o seu dono, pois os dois são uma família. É necessário acompanhar a relação do animal de estimação com o seu dono, comportamentos que trazem autoestima, alegria, paz, felicidade e principalmente segurança e bem-estar. O pensamento, a palavra, a atitude do dono em relação ao animal influem muito na recuperação emocional do amigo animal.

Todos os animais reconhecem e são gratos à dedicação constante dos seus donos heróis, eles sabem e se sentem da família. Por isso, procure observar o seu animal e, a qualquer alteração de comportamento, procure ajudá-lo!
Dra. Miriam Zelikowski

Nenhum comentário: